sexta-feira, 12 de junho de 2015

12 romances inesquecíveis do cinema

Antes do Amanhecer (1995)



Sinopse: Jesse (Ethan Hawke) conhece Celine (Julie Delpy) em um trem pela Europa e se identifica bastante com o seu jeito. Ele acaba a convencendo a descer na mesma estação que ele, para ficarem juntos uma noite inteira, já que ele pegará o avião de volta para os EUA pela manhã. Só que nesta noite uma paixão avassaladora irá surgir entre os dois, tornando o inevitável e próximo adeus cada vez mais difícil.

Comentário: Na minha opinião o melhor romance da década de 1990, uma história que deixa transparecer uma simplicidade que só os grandes filmes conseguem ter,  o roteiro e os diálogos são soberbos, a trilha sonora e a fotografia são perfeitos e química entre Ethan Hawke e Julie Delpy é inquestionável, impossível não rir, se emocionar e pensar com esse filme.


As Pontes de Madison (1995)


Sinopse: Após a morte de sua mãe, dois irmãos se reencontram e, através de cartas, descobrem um caso que sua mãe teve há vários anos com um fotógrafo da National Geographic, quando ambos haviam viajado com o pai. Ao invés de condenarem a mãe, eles tentam entender sua atitude, refletindo sobre os seus próprios casamentos. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, para Meryl Streep.

Comentário: O filme foge dos clichês dos filmes românticos de Hollywood (embora não de todos) e aposta na sutileza e sensibilidade pra emocionar o telespectador com uma história de amor que só é impossível devido a ignorância e preconceito existente na cidade em que a história se passa e ''aquela cena'' hein?

Cenas de um casamento (1973)


Sinopse: O casamento de Marianne e Johan parece perfeito. Quando, por causa de outra mulher, Johan abandona Marianne, eles começam a viver um inferno conjugal, revelando os seus verdadeiros sentimentos.

Comentário: Em Cenas de um Casamento Bergman mostra seu ceticismo em relação a instituição do casamento. A principio o casal protagonista parece perfeito mas logo surgem rachaduras e por fim ambos partem para agressão, não física mas verbal, que Bergman sabia muito bem que era a pior de todas as agressões.
Pra quem assistiu a versão com quase 3 horas recomendo que assistam a minissérie completa que saiu em DVD (duplo) com 5 horas de duração, pra quem se interessa minimamente pela complexidade das relações humanas vale muito a pena.


 Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004)


Sinopse: Jim Carrey interpreta Joel, um homem magoado por sua namorada tê-lo deletado (literalmente) de sua memória. Inconformado, resolve retribuir na mesma moeda e procura o Doutor Howard Mierzwiak para passar pela mesma experiência. No decorrer da operação, Joel percebe que, na verdade, ele não quer excluir Clementine de sua vida, e sim manter bem viva em sua memória os momentos em que estiveram felizes. A partir de então, ele enfrenta uma incrível luta dentro de sua própria cabeça para que essas memórias continuem vivas dentro de si, em mais uma loucura sensível de Charlie Kaufman


Comentário: Acho que a sinopse já disse o essencial sobre esse filme.


Romeu e Julieta (1968)


Sinopse: Baseado na peça de William Shakespeare, o jovem Romeu (Leonard Whiting) tem seu amor correspondido pela bela Julieta (Olivia Hussey), que pertence a família rival da cidade. Mas o amor dos jovens terão um trágico destino a caminho...

Comentário: A história todo mundo já conhece o que alguns não conhecem é a capacidade do diretor Franco Zeffirelli de transformar suas obras num verdadeiro banquete para os sentidos. O figurino, a fotografia, o cenário e a trilha sonora são sublimes, ajudando (e muito) a transformar essa versão na melhor adaptação. cinematográfica da peça de Shakespeare.


Secretária (2002)


Sinopse: Jovem, após sair de hospício, consegue emprego de secretária em escritório de advocacia. Seu chefe, no entanto, tem hábitos estranhos que exercem atração na moça. Com isso, um jogo perverso está para acontecer.


Comentário: Se interessou pela premissa de Cinquenta tons de cinza mas achou o filme fraco? Se for o caso recomendo bastante esse filme, como é dito em certa parte do filme ''quem disse que o amor tem que ser sempre suave e macio?''.

A Bela e a Fera (1991)



Bela é uma garota entediada com sua vida provinciana, tentando sempre se esquivar dos avanços do galã arrogante Gaston. A Fera é um príncipe que sofre de um feitiço que o deixa com feições monstruosas, que só será quebrado se conseguir encontrar o amor verdadeiro. O resto é história...

Comentário: Não é a toa que esse filme recebeu inúmeros prêmios. O filme como um todo é magnifico e Bela está entre as personagens mais adoráveis da história da Disney.

Hiroshima, meu amor (1959)



Sinopse: Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

Comentário: Só mesmo o cinema pra transformar um lugar atingido por uma das maiores calamidades do século XX em um lugar em que dois amantes sempre poderão se lembrar de seu amor. Filme fundamental do cinema francês e mundial

Carta de uma desconhecida (1948)


Sinopse: Viena, início do século XX. O famoso pianista Stephan Brand se hospeda num hotel, onde recebe uma carta de uma mulher desconhecida. Ao lê-la, relembra de Lisa, uma mulher com quem viveu uma linda e tumultuada história de amor.

Comentário: Só digo uma coisa: está entre os filmes favoritos de Martin Scorsese


Aurora (1927)


Sinopse: Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor.

Comentários: Alguns aspectos do roteiro podem parecer antiquados para os tempos modernos mas o filme resistiu muito bem a passagem do tempo e continua encantador. Gosta de filme mudo? Assista. Não gosta de filme mudo? Assista.


Despedida em Las Vegas (1995)


Sinopse: Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que acaba de ser demitido da produção de um filme. Deprimido, Ben dirige até Los Angeles decidido a beber até morrer. Lá ele conhece uma prostituta ao qual se apaixona (Elisabeth Shue), desenvolvendo uma relação de respeito em relação a vida que levam: ele bebendo cada dia mais e ela se prostituindo.


Comentário: Um alcoólatra incurável e uma prostituta solitária se apaixonam. Nas mãos de pessoas menos competentes Despedida em Las Vegas seria apenas mais um filme que mostra a realidade ''nua e crua'' mas Mike Figgis percebeu a poesia e sublimidade dessa história trágica e evitou julgar a conduta dos protagonistas - apesar de mostrar as consequências delas - e fez de Despedida em Las Vegas um filme ao mesmo tempo doloroso e bonito de se ver.

Harry e Sally (1989)


Sinopse:Harry Burns (Billy Crystal) e Sally Albright (Meg Ryan) decidem iniciar suas carreiras profissionais indo juntos de carro para Nova York. Encontrando-se esporadicamente, descobrirão de forma repentina que estão se apaixonando.

Comentário: A premissa de original não tem nada o que vale mesmo aqui é o roteiro, que toca na ferida nos estereótipos dos filmes românticos de Hollywood, os diálogos pra lá de sarcásticos e é claro a famosa cena de Sally gemendo no restaurante mostrando para o atônito Harry como é fácil pra uma mulher fingir um orgasmo, um verdadeiro tapa na cara dos homens.



3 comentários:

  1. Não assisti nenhum desses
    mas vou assistir
    já que o amor está no ar

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
  2. Assisti a alguns desses citados por você,amiga!
    Lindo seu post!!!!
    Amor,amor,amor!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir