quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Brasil e o Banquete dos Mendigos


Um sonho realizado mais uma realidade ainda desconfortável

Finalmente parece que nosso glorioso pais do futuro está se tornando realidade, o povo tem mais dinheiro, consequentemente passa menos fome do que antes e até o presidente dos Estados Unidos teve que vir aqui ao encontro da nossa presidenta e não o contrário como era de costume. E estamos caminhado pra ser a quinta potência econômica do mundo. Mas existe ainda uma enorme diferença entre o Brasil e as grandes potências, o povo brasileiro lê em média apenas dois livros por ano, os americanos lêem 11 livros por ano, os europeus 45 e os argentinos, muito inferiores a nós economicamente, pasmem! Lêem 18 livros por ano. Diante disso sou obrigado a reconhecer que podemos ser mais alegres e ter mais dinheiro nos bolsos que os argentinos mas eles são mais cultos que nós.


Palmas e vaias para os nossos últimos presidentes.

FHC

È uma unanimidade entre os economistas, o Brasil não teria a forte economia que tem hoje se não tivesse existido o Plano Real implantado durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso e jornalistas como Roberto Cabrini acreditam que ele poderia ter sido o melhor presidente da nossa história se não tivesse ele mesmo batalhado pra conseguir um segundo mandato, e eu me lembro dele, racionamento de energia em 2001, aumento dos preços dos mangás que eu lia na época em 2002. Fernando Henrique Cardoso foi vitima da própria ambição, pelas razões que eu apresentei e outras o segundo mandato de FHC foi considerado um fiasco, continuamos sendo um pais de terceiro mundo, com uma educação, saúde, segurança e distribuição de renda de quinta e o pior ainda com uma grande dívida a ser paga ao FMI (Fundo Monetário Internacional).

Lula

Depois de 12 anos de tentativa e sem a mesma instrução que seu predecessor, Lula se tornou presidente do Brasil mas em 2005 descobrirmos que tanto as pessoas amigas dele a vários anos quanto as quais ele se aliou para chegar a presidência tinham muito que dizer a policia federal. Praticamente todos os ''companheiros'' de Lula tiveram que enfrentar uma CPI, mas Lula conseguiu sair com a imagem ilesa apesar de tantos escândalos, foi reeleito e no seu último ano como presidente virou uma celebridade internacional, a crise econômica que foi anunciada em 2008 trouxe graves problemas em vários países do primeiro mundo mas no Brasil ela foi bem controlada e quem diria! emprestamos dinheiro ao FMI! sim o ex-sindicalista cumpriu o que prometeu: não deixar a maioria dos brasileiros sem comer ao menos um prato de arroz com feijão. Porem se esqueceu que uma grande nação não se faz apenas com cidadãos endinheirados mas também com segurança, educação e saúde de qualidade.
Hoje somos uma nação de comilões, consumistas e ignorantes. No inicio de seu primeiro mandato Lula demonstrou orgulho por mesmo com pouca instrução ter se tornado presidente do Brasil, FHC o criticou acusando-o de fazer ''propaganda da ignorância'', que o conhecimento e não a ignorância devia ser exaltada, eu concordo com ele, mas eu me pergunto o que ele, sendo tão culto fez enquanto presidente para melhorar a educação do Brasil? Tanto Lula quanto FHC cometeram o mesmo erro: focaram num só problema e negligenciaram os demais. O filósofo Thomas More já dizia no século XVI que para uma nação prosperar deve se tomar providência para melhorar todos os setores, é óbvio que existem as prioridades mas isso não justifica o descaso com os setores que não são prioridade. Graças a Lula e FHC temos um pais em ascensão econômica mas pobre em cultura. E não há uma grande nação que não tenha plantado sementes na educação e colhido grandes frutos depois. O dicionário diz que o analfabeto é aquele que não sabe ler mas pra mim analfabeto é quem sabe ler e não ler.


Ler pra quê?

Imaginem duas pessoas indo assinar um contrato com uma empresa telefônica ou outra qualquer. Uma tem o hábito de ler, a outra só lê o jornal de vez em quando, qual das duas vocês acham que tem mais possibilidade de ser ludibriada? Um professor de ciências uma vez me disse que quem tem conhecimento não é fácil de ser ludibriado, isso parece óbvio não é? Porém parece que o povo brasileiro em geral discorda dessa afirmação, só lêem livros por obrigação, preferem a ''sabedoria das ruas'' ou se virarem no ''jeitinho brasileiro''. No Brasil o livro é considerado coisa de ''intelectual'' e mais associado a coisas penosas e cansativas do que como fonte de prazer e conhecimento. Pra turma que se diz da malandragem vai uma informação: o Brasil é um pais burocrata, o que significa toneladas de papeis pra se ler e assinar, se você tiver preguiça de ler, aumentam as suas chances de você ser lesado pelo governo e pelas empresas, ou seja, pessoa que não lê é igual mané, qualquer um pode passar a perna. Mas a leitura vai além disso, através da leitura conhecemos nossos direitos e deveres, o passado e o presente de nossa terra, os grandes homens que mudaram o mundo, outros povos, outras maneiras de pensar e principalmente temos mais chance de saber qual o nosso verdadeiro papel no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário