quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cabo do medo - A moral no banco dos réus






O Circulo do Medo de 1960 é um dos filmes símbolos da moral da década de 60, na trama um advogado (interpretado por Gregory Peck ) é um homem honrado determinado a proteger sua família da vingança do maniaco Max Cady, devido ao fato do advogado ter sido a testemunha-chave para a condenação de Max.

A refilmagem de Martin Scorsese segue um caminho completamente diferente. Na trama de Scorsese Max Cady (agora interpretado por Robert de Niro) tem motivos mais palpáveis para se vingar do seu advogado (Nick Nolte): ele era o seu defensor na acusação de ter violentado uma mulher mas omitiu o fato da mulher ser promíscua o que poderia ter reduzido sua pena pela metade, na época Max Cady era analfabeto mas na prisão ele não só aprendeu a ler como estudou a fundo as leis, percebendo assim o erro de conduta do seu advogado, por isso após Max Cady sair da prisão o advogado sabe que sua família está em perigo e procura dete-lô de várias maneiras mas Max Cady parece estar sempre um passo a frente do seu ex-advogado. A esposa do advogado (Jessica Lange) está determinada a proteger sua família mas as ações de Max a levam a se confrontar com o seu marido, relembrando erros que este cometeu no passado.

Juliette Lewis interpreta a filha do casal, uma tipica jovem problemática, insegura sexualmente e que diante das brigas dos pais refugia-se em seu quarto cercado de pôsteres de James Dean e The Cure, ao conhecer Max Cady ela se sente ao mesmo tempo amedrontada e fascinada por um homem que representa um ameaça a sua família mas que parece entender seus sentimentos melhor do que seus pais.
O filme expõe as virtudes e os desvios de caráter dos personagens de maneira convincente. A única crítica que faço ao filme é a de que Max Cady parece ter um dom quase sobrenatural de prever as atitudes e os pensamento de todos os outros personagem mas em seu longo período na prisão ele deve ter lido o mais famoso livro de estratégia da história: A Arte da ;Guerra, cujo passagem mais conhecida é a seguinte: ''Conhece-te a ti e aos teus inimigos e, em cem batalhas que sejam, nunca correrás perigo'' Os estudiosos e cientistas sempre afirmaram que conhecimento é poder mas o que acontece quando tal poder é adquirido por uma pessoa violenta e vingativa? Cabo do Medo nos dá a resposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário