quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A importância da leitura: sem educação não há revolução


Somos uma geração domesticada muito mais do que foram nossos país e avós porque na época deles saber ler e desenvolver senso crítico era um privilégio de poucos, hoje em dia sabemos ler mas lemos pouco. Na verdade em termos de leitura acredito que não evoluímos muito em relação a nossos avós: eles olhavam uma palavra e não entendiam o que ela significava hoje em dia muitos ditos ''alfabetizados'' podem afirmar a mesma coisa.

Em países como Argentina e Chile onde o hábito da leitura é mais estimulada do que no nosso país já foram feitos vários protestos como os que ocorrem hoje no Brasil, uma nação com senso crítico é mais difícil de ser manipulada.

Creio que nas escolas a leitura deveria ser estimulada aos poucos, poderiam se focar primeiro na literatura de cordel em seguida com contos, depois com romances de poucas páginas e assim por diante, acredito que o costume dos professores de pediram aos seus alunos para fazerem um trabalho sobre um livro de 400 páginas antes que se adquira neles o prazer da leitura mais atrapalha do que ajuda no desenvolvimento intelectual deles. E no título desse post quando escrevo ''revolução'' não estou falando de socialismo ou anarquismo mas, de como já falei aqui, uma revolução mental. Qualquer pessoa pode contribuir para a melhoria de um país mas só as pessoas instruídas podem perpetuar essa melhora.

 

2 comentários:

  1. Hoje em dia, só o q é informatizado recebe valor. Se não está online, não existe para a maioria dos jovens. Qdo se fala em melhorias na educação, só se fala em avanços tecnológicos. Mas eu não abro mão de um bom livro!

    ResponderExcluir