quarta-feira, 31 de julho de 2013

Em Foco: Legião Urbana - Ìndios.


Índios é a ultima faixa do disco Dois de Legião Urbana, e é uma das músicas da Legião Urbana em que Renato Russo mais utiliza simbolismos religiosos e frases abstratas, difíceis de decifrar, pois é o que eu tentarei  fazer agora. Não tenho a pretensão de que a minha visão sobre essa música seja considera definitiva e inatacável, muito pelo contrário, sei que toda obra de arte está aberta a inúmeras interpretações, então se quiserem expor seu próprio ponto de vista sobre essa música, fiquem a vontade.

''Quem me dera ao menos uma vez''

È com essa frase que começa todos os versos de Índios, com essa expressão Renato Russo admite sua incapacidade de conseguir explicar coisas que ele considera importante e seu desejo de conseguir isso nem que seja por um instante.

''Ao menos uma vez ter de volta todo ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha''

Isso expressa a vontade de poder voltar no tempo e não depositar sua confiança em pessoas que posteriormente mostraram não ser dignas dela.

''Esquecer que acreditei que era por brincadeira que se cortava sempre um pano-de-chão, de linho nobre, pura seda''

Esquecer que foi ingênuo o bastante para acreditar que as coisas boas e puras eram banidas por acaso e não porque servia aos interesses escusos de pessoas poderosas. Reflete a perda da inocência.

''Explicar o que ninguém consegue entender, que o que aconteceu ainda está por vi, e o futuro não é mais como era antigamente''

Aqui ele me parece se referir a ideia de que aquilo que aconteceu antes acontecerá novamente, pois os aspectos exteriores das ações das pessoas podem mudar, mas sua essência continua a mesma. E de que o futuro é algo que sempre idealizamos e que por isso está sempre sujeito a mudanças.

''Provar que quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante, fala demais por não ter nada a dizer''

Quando nós cercamos de objetos materiais, podemos nos sentir superiores e esquecermos que as coisas mais importantes da vida: o amor e a amizade não podem ser tocadas. Ao nos sentirmos vazios, procuramos preencher essa sensação com mais objetos materiais, o que logicamente é inútil mas mentirmos pra nós mesmos, aparentamos ser confiantes e alegres quando na verdade estamos perdidos.

''Que o mais simples fosse visto como o mais importante mas nós deram espelhos e vimos um mundo doente''

Aqui é transmitida a ideia de que ao olharmos apenas a aparência das coisas, adquirimos uma visão distorcida delas. Crítica a ditadura da beleza e a sua futilidade.

''Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três e esse mesmo Deus foi morto por vocês sua maldade, então, deixaram Deus tão triste''

Óbvia alusão a Santíssima Trindade e da perspectiva cristã de que Deus se submeteu a sofrimentos em prol da humanidade, quando é dita a palavra ''vocês''  Renato Russo parece se referir a todas as pessoas em geral, querendo dizer que os responsáveis pela crucificação de Cristo poderiam ser eu ou você. Que todos os seres humanos são capazes de atos cruéis o que naturalmente entristece um Deus que tem na bondade a sua principal característica.

''Eu quis o perigo e até sangrei sozinho entenda, assim pude trazer você de volta pra mim''

Se repete a alusão ao martírio de Cristo, aqui representando um sacrifício pra se ter de volta a pessoa amada.

''Quando descobrir que é sempre só você que me entende do início ao fim''

Ao reconhecermos que encontramos alguém que consegue nós entender melhor do que ninguém, até os maiores sacrifícios valem a pena para se manter esse relacionamento.

''E é só você que tem a cura do meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi''

O futuro nos é desconhecido, só podemos imaginar como ele poderá ser, e quando estamos insatisfeitos com o presente nós projetamos para o futuro.È preciso alguém que goste de nós e nos entenda pra dissipar e diluir nossos anseios em relação ao futuro.

''Acreditar por um instante em tudo que existe, acreditar que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes''

Aqui Renato Russo mostra sua frustração por viver num mundo em que há tanta violência, tantas mentiras, tantas tristezas, e que ele bem queria acreditar que essa realidade amarga não existe, mas ele não consegue.

''Fazer com que o mundo saiba que seu nome está em tudo e mesmo assim ninguém lhe diz ao menos,  obrigado''

Novamente exprime um dogma cristão: a de que Deus é onipresente, mas os seres humanos, falhos e pecadores, não são capazes de reconhecer isso.

''Como a mais bela tribo dos mais belos índios não ser atacado por ser inocente''

Exprime o sonho de viver em um lugar belo e a salvo de ser vítima da ganância de pessoas que se consideram superiores a ele. Clara referência a extinção de tribos indígenas por colonizadores europeus.

''Tentei chorar e não consegui.''

Diante das injustiças do mundo nos indignamos mas as vezes por ver isso ocorrer tantas vezes nos tornamos indiferentes e lamentamos por isso.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário