segunda-feira, 15 de julho de 2013

Analisando Gregory House


Porque Gregory House se tornou o filósofo de nossa geração, o pensador de nossa era? Vamos analisar algumas de suas características pra tentar entender esse fenômeno.

- Antissocial

Acredito que essa característica de House nos fascina porque todos nós algumas vezes temos vontade de ignorar todas as regras sociais e viver totalmente do jeito que nos der na telha sem nos preocuparmos com nada nem com ninguém.

- Manipulador

Nesse caso acho que o que fascina não é a manipulação em si mas a inteligência necessária pra se manipular alguém. No mundo competitivo em que vivemos saber manipular os outros virou uma meta a ser alcançada, mesmo que poucos admitam isso.

- Egocêntrico

House é acusado muitas vezes pelos outros personagens da série de só pensar em si mesmo, embora algumas vezes isso não seja verdade, na maioria das vezes a acusação procede. E realmente não há como jogar pedras em House por causa disso, muitos livros de auto-ajuda orientam as pessoas nessa direção: VOCÊ tem que aprender a ser um melhor profissão, VOCÊ tem que aprender a ser um melhor pai, VOCÊ tem que aprender a ser um melhor profissão e melhor pai ao mesmo tempo...

- Narcisista

Mais uma característica típica de nossa geração, como já disse aqui, na Internet muitos querem mostrar que são super inteligentes, super legais...com essa atitude só mostram que são superficiais. Mas House é um personagem fictício e está certo nos seus palpites 90% das vezes, na vida real as coisas são mais complexas.

- Sincero

Os costumes sociais nos dizem que devemos ser delicados ao falar de certos assuntos, que contar certas mentirinhas são necessárias, como disse Nietzche '' (...) nós somos, até a medula e desde o começo - habituados a mentir''. Na maioria das vezes House não dá a mínima pra esses costumes sociais, diz o que lhe vem a cabeça, muitas vezes pensamos em agir da mesma forma mas não conseguimos e ao ver House agindo dessa forma nos sentimos de certa forma vingados.

Conclusão:

Quando David Shore criou o personagem Gregory House ele não revolucionou a arte, ao longo da história, no teatro, no cinema e na literatura existiram inúmeros personagens rabugentos, sendo Scrooge de Um Conto de Natal - livro que eu recomendo e acho que todo fã de House tem a obrigação de ler - um dos mais emblemáticos. Personagens como ele nos fascinam porque vão além, além daquilo que a sociedade considera como a coisa certa, além daquilo que temos a coragem de fazer. O enorme fascínio que House desperta mostra como estamos frustrados com a sociedade atual ou que nos acostumamos tanto com os absurdos da sociedade que assistirmos House pra poder rimos delas. Eu disse no início desse texto que House era o pensador de nossa era? Eu me enganei, House é um grande personagem pra qualquer era. O seriado acabou mas Gregory House? Esse foi imortalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário