domingo, 23 de junho de 2013

Protestar pelo quê?


Qual será o legado das manifestações desse ano? Qual a ideologia das pessoas que protestam? Tais perguntas são difíceis de responder no momento só no futuro os livros de história darão a ''versão oficial'' das manifestações desse ano mais uma pergunta que necessita de uma resposta mais imediata é a seguinte: contra o quê exatamente se está protestando? Por melhorias na área de saúde? Por melhorias na área de educação? Por mais segurança? Por menos corrupção? Isso é justo e muito bonito mas são coisas muito genéricas e até agora ninguém (pelo menos que eu saiba) mostrou como tais maravilhas serão feitas.

O Movimento Diretas Já tinha um objetivo, o Movimento Passe Livre tem um objetivo, mas pelo menos esse ano parecem satisfeitos, então nos últimos dias se percebe que as manifestações não tem um objeto definido e ai é que está o perigo, na ânsia de conseguir tudo podemos não conseguir nada. Quando se almeja conseguir algo difícil todas as metas não são atingidas de uma só vez, elas são atingidas gradualmente, uma meta de cada vez. E a meu ver o que mais necessita de atenção atualmente é o projeto de lei PEC 37, você já deve ter lido sobre esse projeto de lei na Internet. Resumindo aqui ela pode fazer dos políticos acusados por corrupção réus e juízes das próprias causas. È um atentado escandaloso contra a democracia.

Saúde, educação e segurança são temas a ser debatidos com a maior urgência? Com certeza mas achar que todos os problemas do Brasil vão melhorar numa canetada só é uma fantasia, pelos motivos que eu já expliquei é essencial ter em visto um objetivo definido. Se você concorda com a minha posição em relação a isso compartilhe esse texto nas redes sociais ou então escreva sobre esse tema no seus blog, twitter...o importante é que a mensagem seja passada adiante.

P.S: Não estou de maneira alguma contra os protestos mas sim contra a falta de foco dos mesmos.

2 comentários:

  1. Eu concordo e assino embaixo sobre tudo o que disse.
    acredito que falta liderança nessas manifestações, o povo não sabe bem pra onde e como ir...
    O movimento é bom, mas se não focarem, não vai dar em nada.

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar, os manifestos não tem um objetivo, um foco. Meu medo é de que depois tudo isso seja esquecido e a maior manifestação, o voto, seja feita errado novamente.

    http://utopianongrata.wordpress.com/

    ResponderExcluir