terça-feira, 3 de julho de 2012

Preconceitos: Genealogia e Combate


Desde que nos tornamos civilizados, ou talvez até antes, os seres humanos são preconceituosos, as pessoas diferentes da maioria nunca foram bem vistas e quando as coisas não iam bem a culpa sempre recaiu sobre eles. Não é de se espantar que as coisas sejam assim, os seres humanos estão sempre procurando um bode expiatório para os seus problemas, culpam Deus, a sociedade, os astros, menos a si mesmos e adquirir preconceitos é mais fácil do que adquirir conceitos, conhecer uma pessoa profundamente pode levar uma vida inteira mas rotula lá só leva alguns segundos, a maioria escolhe o caminho mais fácil. Julgamos uma pessoa pela cor de sua pele, pela sua orientação sexual, pelo corte de cabelo, pelo modo de se vestir e por inúmeros outros motivos.

No Brasil existem muitos preconceitos e grande parte deles se deve a fragilidade de nossos conceitos, ou seja em consequência do baixo investimento na educação. Enquanto nossos professores não forem melhor preparados e/ou melhor remunerados essa situação se perpetuara. O respeito a diversidade deveria ser ensinado desde a infância, não com frases simplistas e superficiais do tipo ''diga não as drogas'' mas através do estudo da ciência e história

No que diz respeito ao preconceito contra os homoafetivos a denominada ''bancada evangélica'' está fazendo um tremendo papelão, não me refiro ao fato deles serem contra o projeto que criminaliza a homofobia, se eles acham que essa lei irá colocar uma mordaça nos evangélicos eles tem todo a razão de protestarem contra ela mais daí sugerirem uma ''cura'' para os homoafetivos é zombar da inteligência dos evangélicos. Há muito tempo que a atração por pessoas do mesmo sexo não é considerado doença pela comunidade cientifica, tampouco um ''comportamento'', a atração por pessoas do mesmo sexo se deve a fatores genéticos e ambientais, existem pessoas mais predispostas a serem homoafetivos outras menos, além disso existem relatos de relações homoafetivas séculos antes de Cristo, então não se trata de nenhuma ''modinha''.

Na minha opinião o governo aprova leis que criminalizam o preconceito contra os negros, mulheres, deficientes físicos entre outros por motivos puramente políticos, se realmente quisessem uma sociedade menos preconceituosa investiriam na educação. Ter uma boa educação garante que as pessoas não sejam preconceituosas? Logicamente que não, mas não existe arma mais poderosa contra o preconceito que a educação.

10 comentários:

  1. Olá Gleidson, gostaria de dizer que adorei o seu texto, provocativo com boa argumentação e em partes concordo com o que foi colocado a respeito da edução ser o melhor caminho para combater a homofobia e demais preconceitos, acredito que criando espaços para que paradigmas e tabus sejam rompidos encontramos a evolução, mas venhamos e convenhamos que existem inúmeros cidadãos em nosso país que gozam de informações, graduações e outros títulos mais, como no caso da bancada evangélica, ou melhor cristã, que possui argumentos embasados na filosofia, teologia e psicologia (infelizmente) pra justificar seus atos de discriminação.

    Há meses venho discutindo com colegas a respeito dessa cidadã

    Marisa Logo
    http://df.gay1.com.br/2012/06/faculdade-de-brasilia-quer-abrir-pos.html

    Que é a Psicóloga que se intitula cristã e diz ter a "cura" para o homossexualismo, enfim... muitos pesares. Parabéns pelo blog!

    Se quiseres me visitar, seja bem vindo.

    http://divadatiaeni.webnode.com/

    ResponderExcluir
  2. Steve, acho que posso te ajudar a criar o banner. Bom, acho mais fácil criar através do http://www.mybannermaker.com/ , onde você escolhe o tamanho, a imagem do plano de fundo, insere os links e pronto. Na caixa "Save", onde está escrito "Want to Change the Link?", você coloca o link de seu blog, e depois é só marcar a caixa "Show code box below the banner." Clique em "Save the Banner", e seu banner estará pronto. Assim que conseguir me avise, se não entender eu posso te explicar melhor. Até mais

    ResponderExcluir
  3. Respeito, é bom é eu gosto!

    Educação, sim de certa forma concordo com você, mas eu na minha humilde opinião, creio que além da educação, o que mais é preciso é o "respeito", e isso meu querido a gente aprende em casa.

    Se a pessoa tiver respeito para com o próximo, não haverá preconceitos, e outras coisas mais... porem o ser humano ainda é um macaco alienado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo mas como aprenderemos em casa a ter respeito se os donos da casa não forem bem-educados? E como ter respeito para com o próximo se não formos educados a agir assim?

      Excluir
    2. A vida não muda se você não mudar sua postura.

      Excluir
    3. concordo plenamente, por isso escrevi esse texto, acredito que a educação mude as pessoas.

      Excluir
  4. Me mande um e-mail explicando exatamente o que você fez. Ou me adicione no Facebook. Talvez eu consiga te ajudar.
    laila_silva96@hotmail.com
    http://daquioitentaanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto e o blog! De fato com uma educação de maior qualidade as opiniões seriam formadas de uma forma melhor, evitando inúmeros problemas. Para o pensamento não há limites.

    Seguindo!
    http://where-you-can-always-find-me.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O seu texto é polêmico, né?
    Mas é isso aí. Não se chega a mudanças sem questionamentos.
    Sucesso!
    Thaís Peace do blog http://penseameviva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a educação é um jeito de ver outro lado de uma pessoa que sofre descriminação, mas acredito também que a cultura o meio que a pessoa vive, a mídia e se a pessoa ter uma mente aberta iria entender que pessoas que não são diferentes de nós, os homossexuais, negro, etc. são apenas pessoas que devem ser respeitadas pelo que são.

    www.alusaocotidiana.wordpress.com

    ResponderExcluir