domingo, 16 de junho de 2013

O povo apresenta suas armas


Não se fala em outra coisa no Brasil: PM, vinagres, protestos... eu não falei sobre isso antes porque não tinha acontecido nada que tivesse me chamado particularmente a atenção, isso aconteceu ontem no jogo de abertura da Copa das Confederações: a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Fifa Joseph Blatter foram vaiados pelos torcedores quando diziam algumas palavras. Alguns dizem que isso é hipocrisia, dizem ''se eles queriam protestar não deveriam nem ter assistido o jogo'' mas eu digo: o que uma coisa tem a ver com a outra? O fato de alguém gostar de futebol ou de outro esporte qualquer não quer dizer que ela seja alienada ou que não tenha senso crítico, as vaias dirigidas a presidenta e Joseph Blatter é uma manifestação de protesto válida sim! se as coisas não fossem dessa forma as críticas ao sistema feito nas redes socais também não seriam válidas porque as redes socais também fazem parte desse ''sistema''.Para mim essas vaias representam o florescer de uma nova consciência política é como se eles dissessem ''gostamos de futebol mas não pensem que por causa disso somos otários'' e além disso quem acreditaria a 2 anos atrás que os torcedores brasileiros que assistiriam o jogo de abertura da Copa das Confederações aproveitariam a ocasião pra vaiar o presidente da Fifa?

Em seu programa o Datena criticou os manifestante e fez uma enquete em seu programa perguntando: você é a favor de protesto com baderna? (reparem nessas duas últimas palavras como a enquete é tendenciosa) e para a sua surpresa o sim ganhou, percebendo que ele não tinha conseguido influenciar no resultado da enquete como costuma fazer ele fez uma mea-culpa, elogiou um pouco os protestos, enfim como diria o Capitão Nascimento ele ficou com o cu na mão. Quem a 2 anos atrás acreditaria que a indignação do povo contra nossos políticos seria tamanha que nem o público do Datena aceitaria passivamente o que ele dissesse?

Quem acreditaria a 2 anos atrás que os brasileiros assim como nos países do Oriente Médio usariam as redes sociais pra protestar contra a roubalheira que acontece no Brasil desde sempre? Como disse Bob Dylan na decada de 60 ''venham senadores, congressistas por favor escutem o chamado não fiquem parados no vão da porta não congestionem o corredor pois aquele que se machuca será aquele que nos impediu há uma batalha lá fora e está rugindo e logo irá balançar suas janelas e fazer ruir suas paredes pois os tempos estão mudando''.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário