sábado, 23 de novembro de 2013

Não é proibido proibir mas deveria ser


Para muitas pessoas a democracia, da forma como ela é apresentada, através da grande mídia pelos Estados Unidos, nunca existiu nem mesmo - e talvez principalmente - nos Estados Unidos. De fato ao longo de sua história a América tem se mostrado ser uma nação hipócrita, ao mesmo em que seus governantes falam de liberdade, igualdade e fraternidade esses mesmos governantes perseguiram inúmeras pessoas seja pela sua etnia - afrodescendentes, índios - ou pela sua ideologia - socialistas, anarquistas. Mas apesar disso a democracia americana ainda é amplamente superior a democracia brasileira em pelo menos um aspecto: na América ninguém tem o direito de não ser ofendido e eu vejo isso como algo positivo a ser copiado por outros países como o Brasil.

Podem me dizer ''mas como você se sentiria se te chamassem  de alguma coisa altamente ofensiva? Ficaria quieto?'' Bom se alguém chegar a me ofender em alto nível eu tentaria rebater sua ofensa em alto nível ou seja usando o meu intelecto e não a força ou a hostilidade desmedida.

Está na moda no Brasil comediantes serem envolvidos em polêmicas por causa de piadas de gosto duvidoso. Em um de suas apresentações Rafinha Bastos disse algo do tipo ''mulher feia quando é estuprada tem mais é que agradecer ao estuprador''. Recentemente Danilo Gentili comparou uma doadora de leito materno a um ator pornô. Me parece desnecessário dizer o quão profundamente infeliz foram essas piadas com todo o respeito aos atores pornôs. Mas me parece que há algumas coisas que devem ser ditas: primeiro considero tanto Rafinha Bastos como Danilo Gentili ótimos humoristas, segundo, explicando o primiero, até os melhores comediantes fazem péssimas piadas e por ultimo numa sociedade verdadeiramente democrática todos os cidadãos deveriam ter o direito de se expressarem como quiserem.

Nesse aspecto a lei de Talião - olho por olho, dente por dente - me parece muito mais justa que as leis atuais. Se alguém famosos ridicularizou sua profissão ou o ofendeu ridicularize e ofenda essa pessoa e pronto. Esse me parece ser o meio mais democrático e correto de se acertar as coisas. Processar alguém porque ele tem uma opinião contrária a sua me parece ser algo aceitável num governo despótico mas fazer isso num país supostamente democrático em que supostamente as pessoas tem liberdade de expressão me parece ser algo de tão mau gosto quanto as piadas que eu citei nesse texto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário