segunda-feira, 15 de julho de 2013

Analise de Breaking Bad - Quarta temporada



P.S: Se você ainda não assistiu as 3 primeiras temporadas de Breaking Bad tome vergonha na cara porque esse seriado é foda  eu recomendo que NÃO leia esse post. Vou esperar vocês assistirem...já assistiram? Ok então vamos lá.

Devido aos acontecimentos da terceira temporada Walter e Jesse já começam essa temporada se sentindo sob a mira de um revólver. Logo no primeiro episódio  Gus deixa bem claro que Walter se tornou um problema que ele não sabe como solucionar, a estratégia de Gus para se livrar do ''problema Walter'' e quanto tempo este tem de vida tendo como adversário alguém tão frio e pragmático são os temas centrais dessa temporada.

Walter passa a andar armado mas (pra variar) ele oculta o quanto pode sua atual situação para Skyler que entra de vez nos negócios ilícitos do maridão, planejando comprar o estabelecimento mais apropriado pra ele lavar o dinheiro que recebe pela fabricação de metanfentaminas.

Por outro lado Jesse se mostra incapaz de encarar o fato de que tirou a vida de alguém e pra tentar esquecer isso transforma sua casa num verdadeiro abrigo pra viciados e mendigos com muita música e drogas 24 horas por dia. Ao saber disso Gus cria uma elaborada estratégia e a serie toma um rumo insuspeito Jesse se torna cada vez mais valioso e Walter mais descartável.

Gustavo Fring

Desde a segunda temporada sabemos que Gustavo Fring é uma pessoa que gerencia seus negócios de maneira prudente mas é nessa temporada que temos uma dimensão mais precisa do quanto obstinado e manipulador ele é. Após os eventos da terceira temporada ele percebe que Jesse pode ser uma pessoa mais leal do que ele poderia supor e decide usar isso a seu favor, dando a Jesse algo que Walt nunca lhe deu: incentivo.  Admiramos sua inteligência e o odiamos pela mesma razão pois sabemos que as chances de Walt White passar a perna em um cara assim são mínimas.

Jesse

Se existe algum personagem realmente inocente nessa temporada esse personagem é Jesse. ele reage as situações emocionalmente enquanto Walter e Gus absorvem os acontecimentos de maneira mais racional. Ele é o personagem chave dessa temporada e nem sequer





A ''morte'' de Walter White


O Walter White que aprendermos a gostar morre nessa temporada. È esse recado que os produtores passam de maneira nada sutil no fim do episódio Crawl Space. Após esse episódio a tênue linha que o diferenciava de homens como Gus desaparece.

Um triunfo da TV moderna

Pra quem tinha alguma dúvida de que a qualidade e originalidade dos seriados americanos do inicio desse século se equivale a dos filmes americanos dos anos 70 a quarta temporada de Breaking Bad não deixa a menor dúvida sobre isso. Até o termo seriado pode ser questionado pois a quarta temporada de Breaking Bad mais parece um filme dividido em 13 partes do que a temporada de uma serie tamanha é a precisão e coerência dos roteiros e dos diálogos, nenhum segundo sequer é perdido. .No fim da quarta temporada percebemos que mesmo as cenas que pareciam mais desnecessárias são essenciais para a conclusão dessa temporada. O ideal seria que todos os 13 episódios fossem exibidos numa tela de cinema para o público os aplaudir de pé. Depois dessa temporada só me resta dizer a mesma coisa que os críticos e os fãs da serie dizem a 5 anos: Breaking Bad é brilhante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário