sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Necessária solidão




A sociedade diz que a solidão é um mau. Bom se é um mau é a meu ver, em certas ocasiões um mau necessário, temos que ter um tempo pra nós mesmos e existem coisas que nem mesmo a companhia de uma pessoa querida pode resolver. E existem tanta coisas boas que se podem fazer sozinhos que não acho que a solidão seja inimiga da felicidade.

E viver retirado da sociedade nem sempre significa ter uma vida ociosa e improdutiva, grandes filósofos como Sêneca e Cicero escreveram seus textos mais inspirados quando se encontravam afastados da vida pública. A julgar pelo conteudo de seus textos pode-se dizer que eles se afastaram dos seres humanos mas não das questões humanas, o que me leva a crer que as mentes sábias o suficiente pra reconhecerem, como disse Sócrates, que nada sabem, são uteis a sociedade independente de estarem integrados a ela.

Sei que o que escrevo vai na contramão das ideias modernas e ninguém está obrigado a crer nas mesmas coisas que eu mas tendo eu já passado por alguns momentos difíceis posso atestar que nenhum remédio me foi mais eficaz do que a boa e famigerada solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário