sábado, 25 de agosto de 2012

Sob o signo do ceticismo



Planejamos ir a praia no fim de semana ou num feriado e justamente naquele dia que nós tanto esperávamos o céu fica nublado de manhã e chove o resto do dia. Ontem quase podíamos sentir o sol tocar em nossas faces e agora a única coisa que sentimos é a fria umidade da chuva.


Pessoas jovens e inteligentes elaboram grandes planos pras sua vidas e morrem por motivos banais, pensamos coisas positivas e coisas ruins acontecem, nós esforçamos pra alcançar nossos objetivos e quando os atingimos... morremos! Todos esses exemplos de coisas que acontecem todos os dias não nos parece injusto? Não deveríamos de alguma maneira poder controlar isso?

O futuro em nossas mãos

Desde que adquirimos a capacidade de imaginar e adorar, procuramos controlar o que é pra nos incontrolável. Os seres humanos criaram vários Deuses, adoraram o sol e a lua, mas quando descobriram a existência de outros planetas, paramos de adora-los, a descoberta de outros planetas surge para nós como algo mágico ''somos o centro do universo, tudo gira em torno de nós porque com esses planetas as coisas seriam diferentes?'' pensamos. Assim estudamos os 12 planetas do sistema solar e demos caracteristicas a cada um desses planetas, muitos astrólogos afirmavam que com o estudo desses planetas podia se prever o tempo, o futuro de um país ou de uma pessoa. Com o passar do tempo foi se descobrindo novos planetas, novas galáxias e o nosso planeta pareceu cada vez mais pequeno e insignificante dentro da imensidão do universo e a ideia de que os planetas do sistema solar interferiam em nossas vidas foram deixadas de lado. Assim nasceu a astronomia considerada a verdadeira ciência que estuda o universo enquanto a astrologia entrou no rol das superstições. Desde então foram feitas várias pesquisas pra validar a astrologia e nenhuma chegou a um resultado convincente.

O método ''infálivel''

Você que está lendo isso agora é uma pessoa calmo (a) em certas ocasiões mas as vezes perde o controle, é muito teimoso (a) e determinado (a), pode ser um pouco ciumento (a) e é bastante inteligente. Se identificou com alguma das caracteristicas citadas? Pois o que eu fiz é o que os cientistas chamam de leitura fria, consiste em descrever uma pessoa com adjetivos bem génericos, comum a maior parte das pessoas, segundo eles é isso o que os astrólogos fazem. Mas a astrologia não é tão simples, além dos signos solares existem o signo ascendente e o lunar, sendo assim se a personalidade de uma pessoa não se encaixa no seu signo solar ela pode se identificar com o seu ascendente ou com o signo lunar. Na astrologia existem 4 grupos de signos: terra, ar, fogo e água. Os de terra são mais realistas e determinados, os de ar mais criativos e sonhadores, os de fogo mais carismáticos e sinceros, e os de água mais calmos e generosos. Tendo isso em mente pode se dizer que a astrologia, pelo menos em termos de análise da personalidade é praticamente infálivel.

Astrologia vs Mundo Moderno

A maioria das pessoas do mundo possuem alguma religião, e todas as grandes religiões consideram a astrologia como algo maligno ou fantasioso. Os cientistas atualmente consideram a astrologia menos plaúsivel do que a ideia de que Elvis Presley não morreu. E sem os cientistas e a tecnologias que eles criaram não teríamos TV, DVD, celular, Internet enfim tudo que hoje consideramos indispensável mas apesar disso as revistas de astrologia são bastante populares, a previsões astrológicas aparecem nos grandes sites da Internet, nas revistas mais populares. A religião e a ciência dizem não a astrologia mas o povo diz sim.

Escolhas

Vamos na questão que eu considero central, o que é mais simples? ler 3 linhas de uma revista de astrologia e dormir com a tranquilidade de quem sabe mais ou menos o que o amanhã lhe reserva ou estudar astronomia por vários anos e descobrir que mesmo com tantos avanços tecnológicos coisas imprevisivéis continuam acontecendo e que continuamos sem o controle absoluto da natureza? Astrólogos e astrónomos querem a mesma coisa: controle. A diferença é que o astrólogo acredita que conseguiu de certa forma adquirir controle sobre as coisas, já o astrónomo reconhece suas limitações, o quanto o ser humano é pequeno diante do universo. Em quem acreditarmos? Nos astrólogos ou nos astrónomos?
Penso que podemos acreditar em várias coisas e não apenas em uma apenas. Penso que poderíamos acreditar em nós mesmos, a primeira impressão parece uma coisa simples mas basta irmos a uma biblioteca, vemos a enorme quantidade de Deuses que os homens criaram, as ideias que futuramente se mostraram falhas pelas quais homens mataram e morreram para percebemos que não existe nada mais difícil para o ser humano do que acreditar nele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário