sábado, 20 de fevereiro de 2021

Deus? Não, obrigado


 Muitas pessoas, nesse momento difícil em que estamos passando estão orando a Deus pra que a pandemia do corona vírus termine logo. Em 2019 muitas pessoas oraram a Deus para que o ano que viesse (2020, ano crítico da pandemia) fosse melhor que o anterior. Eu não sou e nem fui uma dessas pessoas. Pra mim a ideia de Deus se perdeu no horizonte há muito tempo atrás. Estou me referindo ao Deus judaico-cristão mas os outros deuses que eu conheci também não me pareceram dignos de louvor. Pois isso é o que eu quero expor, não apenas se o Deus judaico-cristão existe mas se ele merece ser adorado

Inicialmente vamos analisar a primeira história do Antigo Testamento: Deus cria o mundo em sete dias, cria as florestas, os animais e depois cria Adão, das costelas de Adão sai Eva e ambos vivem nos jardins do Èden inocentes, sem conhecimento do bem e do mal, até que eles avistam uma fruta numa árvore e Deus os proíbe de come-los, dizendo que morrerão se fizerem isto, a serpente chega e convence Eva de que a fruta não a matará, Eva come e depois a divide com Adão, nenhum dos dois morre, ou seja Deus mentiu pra eles e a serpente falou a verdade. Adão e Eva se tornam conhecedores do bem e do mal e não querem mais ser vistos nu por Deus. Deus descobre (ou ele já sabia ou sempre soube, sei lá) que Eva desobedeceu suas ordens e com isso a pune com as dores do parto. Mais tarde Adão e Eva concebem Abel e Caim, por um capricho de Deus a oferta de Abel lhe agrada e a de Caim ele despreza, com inveja do seu irmão, Caim mata Abel. Caim abandona seus pais e casa -se com uma mulher. De onde veio essa mulher? Ninguém sabe e a Bíblia não faz questão nenhuma de explicar.

Agora veremos a história de Abraão: ele fez sua fortuna oferecendo sua meia-irmã Sara a diversos governantes. Mais tarde Abraão casa-se com Sara mas teve seu primeiro filho com sua escrava Agar, Ismael e mais tarde teve seu segundo filho com a esposa, Isaac. Alegando que Ismael zombara de Isaac, Abraão, a pedido de sua esposa e com a benção de Deus expulsa Agar e Ismael de sua casa para que Isaac fosse seu único herdeiro. Mais tarde Deus pede que Abraão sacrifique Isaac para provar sua fé e ele concorda, no último segundo um anjo aparece e impede esse ato.

Nas histórias seguintes vemos Moisés tentando libertar os hebreus, com a ajuda de Deus, fazendo o povo do Egito sofrer pra que o Farão libertasse os hebreus. Mais tarde Moisés sobe ao monte Sinai, onde pega as tábuas dos Dez Mandamentos e um desses mandamentos diz não matarás, ao descer do Monte Sinai Moisés descobre que alguns hebreus se cansaram da ausência de Moisés e passaram a adorar um bezerro de ouro. Qual a atitude de Moisés? Matar todos os que construíram o bezerro de ouro (?!)

Mais adiante vemos crianças zombando da careca de um profeta e depois sendo estraçalhados por ursos por causa disso. Tem até uma musiquinha gospel falando sobre isso. Temos também a história de Sodoma e Gomorra onde apenas a família de Lô é dado o beneficio de se salvar com a condição de quando saírem da cidade não olhem pra trás, sua esposa desobedece essa ordem e vira uma estátua de sal, após tudo isso acontecer, para que o pai não fique sozinho, as filhas de Lô tem a brilhante ideia de embebedar o próprio pai e fazerem sexo com ele e terem filhos com ele. Parece história de filme pornô mas é como está relatado na Bíblia. Qual foi o castigo que as filhas de Lô receberam? Nenhum.

Por fim Deus percebe que sua criação falhou e decide exterminar a humanidade. poupando apenas a família de Noé. Tem outras histórias mas paramos por aqui  Agora eu me pergunto como pessoas inteligentes podem acreditar nessas asneiras? Como a família de Adão e Eva se propagou senão através do incesto? algo considerado abominável pelos cristãos atuais mas que fazem vista grossa pra Adão e Eva. Como Deus pôde mandar que Abraão sacrificasse seu próprio filho pra provar sua adoração a Ele? Isso, apesar de ser absurdo não contradiz a Bíblia, já que um dos dez mandamentos é amar a Deus sobre todas as coisas. E como Deus pôde ordenar que crianças fossem mortas por zombarem da careca de um profeta? E qual a solução de Deus para todos os problemas? Exterminar a humanidade. Claro que eu poderia também mencionar que antigamente parece que as pessoas viviam muito mais (tipo uns 700 anos) enquanto a história e a ciência dizem exatamente o contrário. E citando Richard Dawkins eu poderia dizer ''mas alguns dizem 'isso é uma alegoria'. Sim mas alegoria de que? De nada muito valoroso suponho''


Jesus Cristo

Agora falemos de Jesus e as pessoas que estão lendo podem pensar que nada a dizer sobre seu caráter. Pois eu discordo disso, pra começar ele despreza a própria mãe e os irmãos, quando estes vem visitá-lo ele se recusa a falar com eles e diz para as pessoas ''essa é minha mãe e esses são meus irmãos'' Isso é coerente com o que ele pregava? Era. Pois ele mesmo diz ''o que ama o pai ou a mãe mas do que a mim não é digno de mim''. Esse seu ensinamento não é de maneira alguma elogiável mas é coerente com o resto da Bíblia. Isso leva a uma questão que poucos cristãos pensam: você ama Deus mais do que ama seus filhos ou seus pais? se a resposta for negativa não posso lhe considerar um cristão. Agora vamos observar uma contradição de Jesus: ele diz que não devemos resistir ao mal e que devemos dar a outra face mas quando vê os fariseus, ou outro dos seus opositores, ele os ameaça com o danação eterna no inferno. Aliás eis outra confusão atrelada a Jesus, ele não veio trazer a paz mas sim como disse ''para trazer a espada''. Ele também diz ''vim separar o filho do seu pai, e a filha da sua mãe, e a nora da sua sogra. (...) Como um sujeito como esse pode ser considerado sinônimo de pacifismo? Como pode ser considerado alguém sábio? Claro, ele diz algumas coisas pertinentes ''não julgueis para que não sejam julgados'' ''aquele que vive pela espada morrerá pela espada'' mas são poucas. Na história da civilização considero Confúcio e Buda muito mais sábios do que ele. ''Ele sendo perfeito, se sacrificou por nossa causa, para reparar os pecados da humanidade. Confúcio e Buda fizeram algo parecido?'' dizem os cristãos. Mas eu digo o que há de mais abominável do que um inocente pagar pelos erros dos culpados?


Paraíso x Inferno

Uma das coisas que depõem contra Jesus é ele ameaçar seus opositores com o inferno ''onde haverá clamor e ranger de dentes''. Como uma pessoa considerada pacifista pode ameaçar seus opositores com algo tão sádico quanto o inferno. Mas alguns podem dizer ''que poderia ele dizer de diferente se o inferno existe?'' Pois então eu digo sádico é o Deus que criou esse inferno. E quanto ao paraíso? È melhor que o inferno sem dúvida mas que tem ele de atrativo? Vai ser possível cantar músicas dos Beatles lá ou elas estão vetadas porque John Lennon disse que os Beatles eram mais populares que Jesus? Que tem para se fazer nesse paraíso? Entoar louvores a Deus por toda eternidade? Quanto tempo levaria pra que o tédio não batesse nos meros mortais? Claro que não ter problemas e preocupações parecem coisas boas a principio mas percebam não é através dos problemas que nos evoluímos e nos superamos como seres humanos? Viver uma vida sem problemas é viver uma vida sem desafios, sem evolução, que prazer se tira daí? Imaginemos outra situação, Jesus deixou bem claro que muitos padecerão no Inferno ''entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela''. Mesmo que você aceite essa ideia esdrúxula do paraíso ainda há a seguinte questão: você viveria feliz sabendo que seus pais, seus filhos ou seus amigos estão no inferno por toda eternidade?


Deus e o Diabo

Se Jesus se sacrificou por nossos pecados não era para nossos males terem cessado? Não deveríamos estar livres da Peste Negra, da Gripe Espanhola, da Covid-19? Por que ainda há tanta coisa ruim no mundo, por que há tanta maldade? ''O diabo é o culpado'' dizem os cristãos. Mas quem criou o diabo sabendo que ele seria do jeito que é? Quem deixa o diabo agir? A resposta é simples: Deus. Deus é o maior cumplice do diabo. Se as coisas vão mal é porque Deus assim permite pois está escrito 'Não cai uma folha sem que seja vontade de Deus'' Então eu lamento informar cristãos mas orar pra Deus pra que ele cure um mal é inútil pois foi o próprio Deus que permitiu esse mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário