sexta-feira, 16 de maio de 2014

Adote um bandido (e leve um justiceiro de brinde)


Como vocês já devem ter percebido nesse texto eu vou falar sobre a paraibana mais discutida da atualidade, Rachel Sheherazade, não sobre sua pessoa, pois não a conheço, mas sim sobre suas ideias. Se você quer ler um texto exaltando ou xingando a Rachel Sheherazade que vá em outros blogs não tenho a intenção de fazer nem uma coisa nem outra.

Rachel Sheherazade pode ter um milhão de defeitos mas muitas das suas críticas tem fundamento, a sua indignação com a violência no Brasil, tenho certeza, é compartilhada até pelos seus maiores detratores porque, vamos ser francos, tem muito prisioneiro que é mais bem tratado do que os trabalhadores pelo Governo. Os infratores da lei estão mais seguros do que aqueles que pagam impostos. Isso é inadmissível em qualquer país e em qualquer governo. Então é compreensível que uma parte da população, que está cansada de ver os políticos prometerem muito e fazerem pouco, se sinta representada pela Rachel Sheherazade. E diante do cenário que eu apresentei era questão de tempo para o povo perder a razão. Rachel Sheherazade pode até ter jogado gasolina na fogueira mas não construiu a fogueira.

Até aí tudo bem. Quando ela diz que é ATÈ compreensível a ação de justiceiros ela tem certa razão, quando fala dos números escandalosos de homícidios no país ela está coberta de razão mas quando ela, ironicamente, diz ''façam um favor ao Brasil. Adotem um bandido'' ela contradiz a si mesma! Pois nessa frase ela ataca os defensores dos direitos humanos, direitos esses que foram criados para combater a violência!

Os direitos humanos não foram criados pelo PT ou pelo PSDB a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, percursora da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi criado na França em 1789 como uma reação a violência excessiva que era empregada no castigo aos criminosos. Isso sem contar as pessoas que eram inocentes e sofriam as maiores atrocidades por crimes que não cometeram ou seja os direitos humanos não foram criados pura e simplesmente para dar menos punição aos criminosos mas para, principalmente, evitar que pessoas injustamente acusadas sofressem as mesmas aflições que as pessoas justamente acusadas. Por fim os tratados que eu mencionei foram criados por um motivo muito simples: o lance do olho por olho dente por dente não estava funcionando, o cara via uma pessoa ser esquartejada em praça pública por ter matado um amigo e na semana seguinte esse mesmo cara matava o próprio pai. a severidade com que as sentenças eram aplicadas não serviam pra absolutamente nada!   Para saber mais sobre isso eu recomendo a leitura do livro Vigiar e Punir de Michel Foucault  e do livro Tratado sobre a Tolerância de Voltaire.

Lendo os livros que indiquei espero que você entenda porque na graphic novel Watchmen Alan Moore escreveu  ''Who watches the watchers?'' (quem vigia os vigilantes?) os vigilantes precisam ser vigiados, a própria justiça precisa ser julgada. Se você quer que retrocedamos 300 anos no tempo tudo bem, eu não quero.

Livros citados

   






























Nenhum comentário:

Postar um comentário