sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Big Brother: Muito além de uma espiadinha básica.


Todo ano é a mesma coisa quando o Big Brother começa as pessoas são divididas em três categorias: os que os assistem, os que os odeiam, ou os que são indiferentes a ele, eu pertenço a terceira categoria e tenho minhas razões pra crer que não existe tanta diferença assim entre os duas primeiras.

Programas como o Big Brother são chamados de reality shows mas que ''realidade'' é essa que o nosso BBB mostra? Por acaso a maioria das pessoas tem o hábito de ficar 2 meses confinados numa casa coçando o saco? As pessoas assistem o BBB não pra ver algo real mas algo cruel, no Big Brother os participantes são confinados numa casa com pessoas estranhas e é natural que nessas circunstâncias aja conflito entre os participantes, essa é a verdadeira ''graça'' do BBB. Os reality shows são uma versão moderna dos jogos dos gladiadores dos tempos da República e do Império Romano, o nosso (muito) circo e (pouco) pão. No coliseu de Roma os gladiadores se enfrentavam com espadas no BBB as pessoas se enfrentam com palavras, não sei qual dos dois é mais cruel.


Eu disse que era indiferente ao Big Brother mas existe uma coisa a respeito do BBB sobre a qual definitivamente eu não sou indiferente: o complexo de superioridade que as pessoas que odeiam o BBB demonstram para com quem os assiste. Tudo bem não gostar de uma coisa mas menosprezar outras pessoas só porque elas não pensam igual a nós é algo muito mesquinho e pequeno. Além do mais muitas pessoas que odeiam o Big Brother e chama de burro quem os assiste são as mesmas que acham que Igreja cura mais gente que hospital, que acreditam nos políticos do PSDB e do PT, que jogam na Loteria toda semana, que acham que a Lady Gaga sabe cantar ou seja é o sujo dando aula de higiene pro mal lavado. Um aviso as pessoas que fazem isso: xingar uma pessoa que gosta do Big Brother não torna você mais inteligente que ninguém apenas mostra que muitas pessoas que odeiam o BBB são tão, ou mais estúpidas, do que aquelas que os assiste.


Um comentário:

  1. Olha. Não posso dizer que odeio algo que não assisto...na verdade nem tv eu vejo...mas acho que pessoas que assistem isso é porque gostam de intiguinhas, briguinhas, novelinhas da vida real. Pão e circo realmente. ..programação para entreter sem educar, para levar a uma fantasia sem conteúdo e manter sob controle uma mão de obra barata que não pensa e não questiona. Parei de assistir jornais porque percebi que eles estavam me tornando uma pessoa receosa de tudo. Hoje vejo o que acontece ao meu redor e tiro minhas próprias conclusões. ..Assistir BBB é o mesmo que assistir futebol ou novela...tem a mesma finalidade. ..Não me sinto superior por achar tudo isso um lixo...Também sei perder meu tempo com bobagens e no fundo todos precisamos de um escape...Cada qual que escolha as suas fugas mas, acho que a maioria absoluta assiste sem a consciência do que vê, por ser escravo de um sistema que usa a Tv como controle social, não é uma escolha. Começa a escolha somente quando a pessoa descobre que pode desligar a Tv. E quem já descobriu isso, como eu não liga ninca mais.....

    ResponderExcluir