domingo, 22 de dezembro de 2013

Os Miseráveis (1998): a transmutação do fantástico para o realistico


A adaptação de Billie August para a obra de Victor Hugo, em termos de conceito, difere bastante do filme estrelado por Hugh Jackman, o filme de 1998 é mais realista e pé no chão e se concentra no aspecto mais cinematográfico do livro: o jogo de gato e rato entre Jean Valjean e Javert.

A adaptação de 98 se despe dos elementos fantástico da obra de Victor Hugo, por exemplo a força sobre-humana de Jean Valjean é visto como algo natural devido ao seu longo período nas galés. A insurreição de 1832 e os aspectos sociais da trama são bastante suprimidos mas o essencial, o elemento humano, permanece intacto.

Fora isso o roteiro tem umas sacadas bem interessantes por exemplo a afeição e o apego que Jean Valjean nutre por Cosette quando ela já é uma jovem poderia ser confundido com desejo ou paixão mas o roteiro inteligentemente mostra um Jean Valjean apaixonado por Fantine tornando mais convincente os sentimentos paternos que Jean tem por Cosette. Outro ponto a se destacar é a postura de Cosette (interpretada por Claire Danes, ótima) bem mais ativa do que na obra de Victor Hugo.

Se você assistiu ao filme com Hugh Jackman e o achou interessante mas um tanto longo demais dê uma chance a esse filme aqui. O filme de 98 não tenta ser fiel a todos os acontecimentos do livro mas é fiel ao espírito da obra original. Uma grande adaptação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário