domingo, 3 de novembro de 2013

Vozes que falavam ao coração do povo brasileiro


Inspirados por Roberto Carlos na década de 70 um grupo de cantores souberam falar a língua do povo brasileiro, eram a bola da vez, faziam sucesso nas rádios e consequentemente faziam a alegria das grandes gravadoras esses cantores são hoje rotulados, perjorativamente, como ''bregas'' Até que ponto vai o preconceito e a pequenês da elite brasileira! São incapazes de admitir que esses cantores ''bregas'' sabiam falar de amor de uma maneira muito mais profunda dos que os artistas da sua querida MPB.

Esse cantores não tinham o virtuosismo do ''maestro'' Tom Jobim, como não falavam da beleza da vida não eram bem vistos pelo governo, falavam de amor, sexo e frustração de maneira direta. E que inveja eu tenho deles! Eles sim sabiam falar de amor, eles sim sabiam falar da vida! Para entender essas músicas é preciso entender, ao menos um pouco, a mentalidade do povo brasileiro na década de 70, o Brasil vivia em regime de exceção, a ''ameaça vermelha'' pairava no ar, as pessoas tinham medo do socialismo, tinham medo do que ele supostamente traria: o fim da moralidade, temendo perde-la passaram a conservar essa tal ''moralidade'' com afinco.

As músicas românticas da década de 70 eram essencialmente conservadoras: enalteciam a monogamia, desprezavam a chamada ''promiscuidade'', condenavam o aborto, etc. Poucos conseguiram fazer sucesso depois da década de 70 a mesma indústria que os abraçou na década de 70 os repeliu na década de 80, acontece, a época deles havia passado. Mas a influência deles nas épocas precedentes foi enorme é possível escutar ecos dessas músicas ainda hoje em bandas como Pato Fu, Moptop, Ludov.... A época deles passou mas as músicas que fizeram viverão para sempre.

Alguns dos artistas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário