terça-feira, 27 de agosto de 2013

Em Foco: Raul Seixas - Medo da Chuva


Medo da Chuva é uma das  músicas que melhor demonstram a complexidade da filosofia de Raul Seixas nesse texto tentarei desvendar-la.

''È pena que você pense que eu sou seu escravo dizendo que eu sou seu marido e não posso partir''

''Amor só dura em liberdade'' é um trecho de outra música de Raul Seixas, A Maça e aqui novamente é colocada essa questão. Acharmos que temos o direito de posse de outra pessoa é um erro.

''Como as pedras imóveis na praia eu fico ao seu lado sem saber dos amores que a vida me trouxe e eu não pude viver''

Ao nos deixarmos ser escravizados  por uma pessoa perdemos a oportunidade de aquirir novas ideias, novas perspectivas, novas experiências.

''Eu perdi o meu medo o meu medo, o meu medo da chuva pois a chuva voltando pra Terra trás coisas do ar''

Quando ampliarmos nossas perspectivas perdemos nossos temores e passamos a ter ciência de que não existem coisas que são totalmente boas ou más.

''Aprendi o segredo, o segredo o segredo da vida vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar''

Nesse trecho é evidente a influência das religiões orientais no pensamento de Raul Seixas mas aceitar as coisas como elas são parece algo conformista demais pra alguém como Raul Seixas acredito que a chave para o entendimento desse trecho está no fato de as pedras no mar serem atingidas pelas ondas mas não se mexerem. Assim como as pedras do mar devemos suportar as ondas e tempestades que surgem em nossas vidas sem deixar que elas nos perturbem ou nos inquietem. Talvez esse seja o tal ''segredo da vida'' ao qual ele alude.

''Eu não posso entender tanta gente aceitando a mentira de que os sonhos desfazem aquilo que o padre falou''

O pensamento de Raul Seixas é considerada por alguns como anti-cristã mas nesse trecho ele exprime que a felicidade não é incompatível com uma vida cristã.

''Porque quando eu jurei meu amor eu trai a mim mesmo, hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez...uma vez.''

Ao jurar amor eternamente nos tornamos escravos desse juramento e ao nos apaixonarmos percebemos que não conseguimos ser cem por cento livre, nos vemos amarrado a outra pessoa. E segundo a filosofia de Raul Seixas nada é pior que a perda da liberdade.


2 comentários:

  1. Eu não gosto de Raul, nunca gostei e nunca vou gostar...mas seu texto é muito bom! Pegou as partes "boas"...as que falam de amor livre, coisa sensata porém difícil das pessoas entenderem...mas as mentes andam se abrindo e quem sabe um dia seremos todos libertários e defensores de toda forma de amor...

    ResponderExcluir
  2. Colega, só faltou uma coisa. A letra e a filosofia são de Paulo Coelho. Ele que escreveu tanto esta quanto A Maçã. Foi uma das parcerias mais geniais da história da musica, não se deve omitir o nome do Mago.

    ResponderExcluir