segunda-feira, 15 de julho de 2013

Madame Bovary


Publicado em 1857 e escrito por Gustave Flaubert na época em que foi escrito Madame Bovary foi considerado escandaloso por suas inúmeras insinuações de sexo mas agora, 156 anos após sua publicação, é possível encontrar na obra certo conservadorismo. Madame Bovary com o passar do tempo passou a ser considerado um dos livros mais emblemáticos da história, nele estão presentes temas universais e atemporais como solidão, traição e oportunismo.

A protagonista, Ema Bovary é uma das personagens mais fascinantes da literatura, é uma sonhadora, vive em seu próprio mundo, a realidade não é o suficiente pra ela. Seu marido não é bom o suficiente seus amantes não a entendem... No decorrer do livro vemos Ema iludir-se a si mesmo continuamente; sobre o convento, sobre o casamento, sobre seus amantes e quando chega o momento em que ela sente que não pode fugir da realidade toma o caminho mais fácil.

Madame Bovary também deve ser analisado dentro do contexto histórico em que foi escrito e as trocas de farpas entre o farmacêutico Homais e o cura Bournisien acredito que nos dão uma descrição mais precisa do conflito entre religião e ciência no século XIX  do que muitos livros de história.

Madame Bovary foi escrito numa época em que os autores procuravam escrever suas histórias da maneira mais realista possível daí o fato de Gustavo Flaubert escrever linhas e mais linhas sobre a decoração de uma casa, de um salão...coisas como essa podem aborrecer o leitor moderno e pessoalmente também me incomodaram, mesmo assim vale a pena ler Madame Bovary porque assim como Flaubert se detém várias vezes na descrição detalhada de objetos inanimados o mesmo ele faz com os seus personagens, todos eles dotados de uma riqueza psicológica impar

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário