domingo, 21 de abril de 2013

Consultas rapidinhas: como elas fodem com você



Eu já falei aqui sobre como a burocracia brasileira pode afetar os funcionários públicos agora quero falar sobre como ela afeta a nós, os pacientes.

O que não falta no Brasil são médicos, são mais de 370.000 em atividade mas o que está se tornando cada vez mais escasso é uma consulta médica adequada, de qualidade. Muitas consultas duram menos de 10 minutos porque não há no Brasil uma regulamentação que determine o tempo mínimo que uma consulta deve ter e porque existem muitos médicos que tem 16 pacientes para prestar atendimento numa jornada de 4 horas. È lógico que isso atrapalha bastante a relação médico-paciente que a meu ver é de extrema importância para o tratamento e cura de qualquer doença. E um estudo recente apontou que em média quanto menor é o tempo da consulta menor é a satisfação dos pacientes.

Mas se existem tantos médicos assim porque parece que eles são tão escassos principalmente na rede pública? por causa do baixo salário muitos médicos não estão na rede pública. E nas redes conveniadas as coisas não vão muito melhor não, há planos que pagam menos de R$ 30 por consulta. Como compensar isso? Atendendo o maior número de pacientes possível pelo menor tempo possível é claro! As entidades médicas deveriam exigir das autoridades de saúde melhorias no sistema público e privado pois esse tipo de tratamento não só prejudica a saúde dos pacientes como também mancha a reputação dos médicos.

Mais o que me deixa mais puto é que os próprios pacientes parecem estar conformados com essa situação. Não deveriam. O tanto que eles pagam de imposto lhes dá o direito de terem um atendimento decente e não um atendimento fast como está na moda. Precisamos de um atendimento que nos ajude e não um que nos cause mais problemas. O que vocês acham


Nenhum comentário:

Postar um comentário