segunda-feira, 18 de março de 2013

Armas de fogo e a desvalorização da vida


Recentemente vi nos noticiários uma gravação de um homem sendo assaltado, reagindo e matando o ladrão. Algo nessa cena me incomodou profundamente. E o pior é perceber que reagir a um assalto não é algo totalmente irracional, como as autoridades querem nos fazer crer. Infelizmente latrocínios acontecem, as vezes os bandidos não se contentam em tirar o dinheiro de outras pessoas também lhe tiram a vida. Quero deixar bem claro que não estou dizendo que reagir a assaltos seja uma coisa boa ou recomendável mas que essa situação é mais complexa do que a grande mídia quer nos fazer acreditar.

Estamos nos tornando cada vez mais frios, os bens materiais estão ficando cada vez mais valorizados e o valor da vida humana parece ter se reduzido a nada. E as armas de fogo? Como num mundo assim podemos dispensa-las? Eu pessoalmente odeio armas de fogo e não gosto da ideia de que no Brasil elas possam ser compradas tão facilmente como nos Estados Unidos mas a realidade é que em ambos os países as armas de fogo são usadas constantemente a única diferença é que nos Estados Unidos é fácil adquirir uma arma de fogo legalmente e no Brasil não. E ao meu ver há algo muito errado num país onde os criminosos conseguem uma arma de fogo facilmente e as pessoas honestas encontram dificuldade em adquirir uma arma legalmente.

As armas de fogo me parecem ser uma face de dois gumes, tanto podem nos salvar como nos destruir. Acredito que a pior carasteristica das armas de fogo é que com ela se pode matar uma pessoa a distância, friamente, meramente por impulso, por qualquer ninharia ou discussão boba. Por exemplo normalmente uma pessoa só mata outra com uma faca quando ela está realmente determinada a matar essa pessoa.

Mesmo se eu morasse nos Estados Unidos não me agradaria a ideia de andar armado mas defendo que todo cidadão brasileiro sem ficha criminal deveria ter o direito de possuir uma arma de fogo legalmente e com o minimo de burocracia. Isso vai resolver nossos problemas e impedir o comercio de armas entre os criminosos? Obviamente que não, não se constrói uma nação pacifica dando armas a seus cidadãos mas se um governo não faz nada pra diminuir a violência entre os cidadãos, não dar armas a eles é algo tão criminoso quanto atirar neles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário