domingo, 19 de agosto de 2012

Todas as cores da incompetência


Cotas raciais, tá ai um tema polêmico, porque se trata de algo que se debate sempre com muita emoção. Nesse texto não deixarei a emoção totalmente de lado, mesmo porque não acho que um bom texto possa ser escrito sem emoção, mas procurarei, dentro dos meus limites, não abandonar a razão.

No final do século XIX o Brasil aboliu a escravidão, os negros ficaram livres...livres para viverem em um amontoado de casas paupérrimas chamadas favelas, livres para mendigarem, livres para ter uma má educação, livres para serem discriminados pelas autoridades, enfim livres pra não ter nenhuma perspectiva. O tempo passou, eles criaram seu próprio gênero musical, o samba, mais tarde o rap e o funk também se tornaram gêneros musicais em que os negros e pobres podiam se identificar e ter a sua voz ouvida pela sociedade. Muitos negros se destacaram, ficaram famosos, apareceram na TV, foi criado uma lei pra punir atos de racismo, na teoria o preconceito contra os negros também foi abolido, mas sabemos que isso até hoje não aconteceu.

Nos empregos mais prestigiados a diferença entre as pessoas brancas e negras que exerciam esses ofícios era absurda. Com a ajuda das cotas essa diferença diminuiu e existem muitos exemplos de jovens beneficiados pelas cotas que se deram bem em suas profissões. Aparentemos estamos no rumo certo então porque sentimos que algo está errado? Porque está. A maioria dos políticos apóiam as cotas raciais nas universidades por motivos puramente eleitoreiros, eles se importam com o voto dos negros não com sua educação. E acreditam que apoiando as cotas raciais esqueceremos de seu descaso com a educação mas não esqueceremos disso. Eles querem tapar o sol com a peneira ao invés de solucionarem a raiz das desigualdades. Que importa aos nossos políticos que algumas pessoas entrem no mundo do crime por causa de uma má-educação? Eles tem muitos seguranças e o carro blindado.

Esse descaso com a educação ficou evidente quando nós tornamos a sexta economia mundial mas ocuparmos a  88º posição no ranking de educação da Unesco. Como está sendo gasto esse dinheiro nos já sabemos: castelos, jatos, mensalinho, mensalão. E agora os professores estão exercendo o seu legitimo direito de protestarem contra tudo isso, e assim como diz na música Até quando esperar da Plebe Rude eles estão pensando '' Com tanta riqueza por aí, onde é que está cadê sua fração'', o tempo dos professores esperarem acabou, o tempo do governo agir já devia ter começado há muito tempo.

2 comentários:

  1. seguindo seu blog.

    http://videospiratasweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por esse projeto. Com temas variados e pertinentes. Acabo por me tornar seu seguidor. Se puder também me dar uma força esta é página do meu no facebook:https://www.facebook.com/oivalfnocinema
    e este é o site: www.cineprise.com.br
    Grande abraço e novamente parabéns!
    Flávio Junio

    ResponderExcluir