segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mas não se mata cavalos? - Um admirável estudo psicológico sobre exploração da miséria humana.


Mas não se mata cavalos? é um livro que foi publicado na década de 30, época em que os Estados Unidos viveram a pior crise econômica de sua história, seu autor Horace McCoy só teria seu talento reconhecido mais tarde e em sua escassa produção mas de impressionante vigor Mas não se mata cavalos? se tornou sua obra mais popular.

Logo no início da história percebemos que não se trata de um romance convencional, paralelo a narrativa tradicional acompanhamos o julgamento de Robert Syverten acusado de matar Glória Beatty uma mulher que ele havia conhecido há pouco tempo, a principio pode parecer um mistério revelado logo de início mas o autor não tem a intenção de criar uma historia de suspense, mas sim em desafiar o leitor a desvendar os motivos que levaram ao crime, analisando a personalidade e o relacionamento entre Robert e Glória e as circunstâncias em que o fato ocorreu.
Assim que Robert conhece Glória fica a par de sua personalidade mórbida e auto-destrutiva apesar de espantado a princípio procura compreenda-la e aceita-la do jeito que ela é.

''Uma coisa que me intriga é que todo mundo se preocupa tanto com viver e tão pouco com morrer. Por que é que todos esses cientistas bambas sempre andam por ai tentando prolongar a vida em vez de achar um jeito agradável de acabar com ela? Deve haver um mundão de gente neste mundo... gente que quer morrer mas que não tem coragem...''

Glória convida Robert a participar de uma maratona de dança em que não existe limite para o seu termino, os casais chegam a dançar por vários dias, o mais resistente leva o prêmio de mil dólares. Na maratona Robert e Glória fazem amizade com o casal James e Ruby, mas ao saber que Ruby está gravida Glória não hesita em lhe sugerir o aborto, ao ser informado disso Robert reclama com Glória que explica ''È uma lástima aquela pequena ter o filho. Que adianta ter filhos quando não se tem dinheiro suficiente para criá-lo?''

Conforme a maratona avança dias a fio o cansaço físico e psicológico começa a tomar conta dos participantes, alguns desistem outros como os protagonistas persistem. Ao longo da maratona inúmeros escândalos acontecem: mortes, prisões, brigas... e o organizador da maratona não tem escrúpulo em usar esses escândalos para aumentar a popularidade do evento, até que um grupo de mulheres pretende encerrar o evento alegando que ele atenta contra a dignidade humana e os princípios morais. E em todas essas ocasiões a figura mórbida de Glória se faz presente com comentários ácidos de uma sinceridade corrosiva.

Pode se dizer que a historia tem 3 protagonistas: Robert, Glória e o próprio salão de dança que ganha vida ao retratar até que ponto o ser humano pode chegar quando se trata de ganhar uns trocados a mais. Para aqueles que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos, de uma maneira atrativa, acerca da tristeza e da exploração humana Mas não se mata cavalos? é uma obra essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário