segunda-feira, 15 de julho de 2013

Anotações sobre um escândalo - Uma obra-prima da literatura moderna


O livro tem duas protagonistas a primeira é a veterana professora Barbara Covett e a segunda a nova professora de cerâmica Sheba Hart, em pouco tempo as duas desenvolvem forte laços de amizade porém desde o início sabemos que essa relação de amabilidade entre ambas pode durar pouco devido ao temperamento amargo de Barbara - que alias é a narradora do livro - e o jeito doce de Sheba.
Desde o inicio sabemos que Barbara é daquelas professoras severas, intolerantes e que desprezam as demais pessoas que estão ao seu redor e sendo professora de uma escola pública não acredita no futuro de seus alunos

''A St. George é o cercadinho para as proles de Archway na puberdade - os filhos dos conjuntos habitacionais que têm de se atormentar e lutar aqui, por um mínimo de cinco anos, até que possam abraçar seus destinos como encanadores e vendedores de loja''

Sheba é uma mulher jovem, casada com um homem bem mais velho, mãe de dois filhos, uma filha problemática e um filho autista e que depois de anos sendo dono de casa agora se sente livre pra finalmente fazer algo que realmente gosta infelizmente os seus alunos não estão preocupados com isso e Sheba tem dificuldade em manter a disciplina na sala de aula mas surge uma exceção Connoly, ao contrário dos outros parece realmente querer aprender algo novo o que estimula Sheba mais aos poucos o aluno mostra desejo por sua professora, a principio Sheba resiste aos assédios mas aos poucos se entrega totalmente.

Barbara descobre e exige que Sheba interrompa essa relação imediatamente, nesse momento da história entendemos melhor a natureza de Sheba e Barbara, percebermos que Sheba é uma mulher frustrada com o rumo que sua vida tomou e Barbara, uma senhora extremamente solitária, possivelmente virgem que tem como única companhia sua gata. Barbara com toda sua amargura e solidão não parece um personagem mas sim uma pessoa real, de carne, sangue e coração a ponto de sentimos pena dela apesar do seu temperamento

''Pessoas como Sheba pensam que sabem como é estar sozinha mas sobre o gotejar da solidão a longo prazo, sem fim a vista, elas não tem nem idéia''.

''È um grande desafio para mim não dar uma ênfase excessiva a certas ocasiões. Qualquer mudança na minha rotina - qualquer pequena variação na sequência de trabalho e compras na mercearia e TV e assim por diante - costuma ganhar uma proporção desproporcional.
Sou como uma criança nesse aspecto: capaz de viver, psicologicamente, com uma migalha de antecipação por semanas, mas sempre correndo o risco de destruir o evento aguardado com o peso de minha perpesctiva excessiva''.

O livro foi baseado num caso real de uma professora que se envolveu com seu aluno e causou escândalo na sociedade e é partir desse ponto que a história começa, com Barbara escrevendo um livro para defender sua amiga Sheba da acusação de seduzir menores

''Não tenho a tola pretensão de considerar minha versão da história infalível. Mas acredito que minha narrativa seguirá um caminho bem fundamentado, podendo ajudar o público a entender quem Sheba Hart realmente é'',

O livro também não poupa críticas a educação ''moderna''nas palavras ácidas de Barbara

''Essas fantasias de fazer o bem são comuns nas escola públicas atualmente. Muito dos professores jovens nutrem esperanças secretas de ''fazer a diferença''. Quando eu estava estudando para me tornar professora, não havia nada disso. Nossas expectativas não iam além de conduzir os nossos futuros alunos pelos caminhos da Leitura, Escrita e Aritmética e fornecer a eles algumas orientações de higiene pessoal. Talvez nos faltasse idealismo. Mas, por outro lado, não me parece uma simples coincidência o fato de que, no mesmo período em que as ambições pedagógicas se tornaram tão inflamadas, os padrões de alfabetização e Aritmética básicas decaíram radicalmente''.

Barbara também critica as noções comuns de ''menor de idade''

''Não discuto a necessidade de existir uma lei que proíba que os professores façam o que Shebba fez. Mas certamente não concordo com ideia ingenua acerca da inocência de todo mundo abaixo da barreira arbitrariamente imposta de dezesseis anos. Eu não penso nem por um momento que ele sofreu um dano permanente por causa desta experiência com uma mulher mais velha. Pelo contrário, acredito que ele teve uma aventura bem excitante. Heresia, eu sei. Mas é isso que eu penso''.

Também a questionamentos sobre a diferença da opinião popular dos casos de homens mais velhos se envolverem com menores e mulheres fazendo a mesma coisa.

''Os cientistas não chegam até a sugerir que a atracão de homens mais velhos por mulheres mais jovens é um instinto evolutivo - um reflexo presente na biologia do macho? Uma mulher que molesta um menor não apresenta um sintoma de uma tendência inata. Ela é uma aberração''.

Enfim Anotações sobre um escândalo é uma obra complexa e poderosa, com analise magistral da personalidade dos seus personagens, uma obra de arte, e um dos livros que eu guardo com mais carinho na minha estante. Mas se você está acostumado a ler livros modernos, leves, de aventura prepare-se! Anotações sobre um escândalo é um livro a moda antiga que segue a tradição de Machado de Assis, Dostoievski, Charles Dickens e Jane Austen em que a intenção é tão importante quanto a ação. Se você sente fascínio por dramas psicológicos não perca tempo! Leia o livro e prepare-se para contemplar uma obra viciante e complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário