terça-feira, 25 de setembro de 2012

O ônus de ser mulher


Não pretendo nesse texto falar dos problemas físicos das mulheres tais como a menstruação e a gravidez, quero falar das cobranças injustas e hipócritas que a sociedade impõe a mulher. Na Bíblia está escrito '' a mulher sábia edifica o lar a tola a destroi''. Fizeram da mulher a guardiã moral do lar, jogaram esse peso em cima delas. A partir da Revolução Industrial as mulheres tiveram que começar a trabalhar por pura escassez de mão de obra e com um salário bastante inferior a dos homens. Com o surgimento do que hoje chamamos de democracia as mulheres tiveram que lutar pra provar que eram aptas a votar.

A face mais dissimulado dos machistas é a sua aparente solidariedade com o sexo feminino, travestidos de bem-feitores eles enalteceram as virtudes naturais das mulheres para rebaixa-las, quando as mulheres começaram a lutar por igualdade eles disseram coisas do tipo ''vocês são maravilhosas do jeito que são pra quer querer ter os mesmos direitos e deveres dos homem? Não se preocupem com política fiquem em paz em suas casas''.

Atualmente é notório que a mulher alcançou grandes conquistas mas certas coisas ainda são duras de engolir, a média do salário das mulheres continua inferior a dos homens e a mulher tem que continuar fazendo o tipo recatada se quiser ser tida como moça de ''bem'', elas não podem usar roupas curtas que logo são chamadas de ''periguetes''. Não vou ser hipócrita, muitas atitudes das chamadas ''mulheres modernas'' não me agradam mas me agrada menos ainda perceber que a sociedade continua usando dois pesos e duas medidas pra julgar os homens e as mulheres. Mulher que trai é puta. E quanto ao homem? Esse parece que não tem muitas obrigações morais, pode trair a companheira e todos ficarem sabendo que mesmo assim ele não será apontado na rua. A chamada mulher moderna tem feito tanta sacanagem quanto o homem mas superar a sacanagem dos homens? Isso eu acho difícil.



2 comentários:

  1. Parabéns, meu amigo!!! Hoje eu estava muito chateada com algumas coisas "machistas" que ocorreram em meu trabalho, depois li coisas piores na internet em blog que eu sempre acompanho e gosto de ler, fiquei mais chateada ainda! Então é muito bom ler textos como este seu...pelo menos termino meu dia lendo coisas escritas com maturidade e sem preconceitos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho conhecido cada vez mais rapazes que se demonstram sensíveis às causas femininas. Particulamente ach isso demais! Esse é um esforço que não poderíamos cobrar de um homem (por ele não ser mulher), mas se eles próprios param para pensar no assunto então isso é uma conquista tanto para as mulheres quanto para eles próprios como pessoas maduras.
    Pena que algumas vezes esse ato seja apenas uma modinha para conquistar "boas aparências", como eu mesma já observei.
    Parabenizo a vc por problematizar esta situação no seu blog de forma pessoal e sincera.
    Indico esta leitura de um texto meu, caso lhe interesse:

    http://jainahema.blogspot.com.br/2011/12/mulhers-x-homens-quantos-mais-rounds.html

    Abraço!

    ResponderExcluir